sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aula 2 - Lego

    O exercício proposto dessa vez baseou-se na utilização do Lego para a compreensão do espaço. A técnica utilizada é bastante simples e o resultado acaba sendo surpreendente. Vamos as explicações!
   Inicialmente foi montado um objeto com faces 'lisas' na parte de fora. O espaço vazio no meio deveria ficar com algumas irregularidades.
    Após fizemos pequenas movimentações de peças para que as faces lisas e regulares passassem a ter algumas 'aberturas' sem que o objeto perdesse sua identidade.
   Através da observação de todos os objetos finais, podemos perceber que o mesmo volume pode gerar espaços diferenciados, tanto no interior como no exterior. Conseguimos reconhecer a forma inicial, podendo perceber alguns movimentos feitos e consequentemente a origem das 'novas formas'.
   

    Continuando com essa técnica, fizemos o contrário. O lado de dentro passou a ser regular e 'liso' e o de fora a ter certas saliências. O espaço no meio é agora preenchido com outro sólido. Esse pode deslizar tanto para cima como para baixo. Alguns movimentos podem gerar 'aberturas' como no exercício anterior, mas as características principias são mantidas. É possível ocupar espaços das mais diferentes formas tendo os mesmos volumes.
Objeto montado ao contrário do realizado em aula



 
  E existem muitos prédios que parecem peças encaixadas...
Hotel Viura - Espanha 
Casas no Japão, do escritório Atelier Tekuto
Prédio na Holanda
 Fonte: http://arquitetesuasideias.wordpress.com/
 http://revistacasaejardim.globo.com/

Grandes ideias podem surgir quando começamos com pequenos conceitos!